Pão francês da padaria do tio Geraldo: Receita prática e deliciosa!

Ingredientes da receita de Pão francês da padaria do tio Geraldo

  • 350 ml de água gelada
  • 1 colher(sopa) de margarina
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 1 colher(sopa) de sal
  • 1 colher(chá) de açúcar

Modo de preparo

Numa vasilha coloque a farinha de trigo, o açúcar, o fermento seco e o sal. Misture bem para homogeneizar os ingredientes. Adicione a margarina, mexa para incorporar, em seguida coloque a água gelada, aos poucos, misturando bem até o ponto de amassar com as mãos.

A água gelada ajuda a dar crocância na massa, abre a “pestana” deixando a massa muito mais craquelada. Amasse muito bem, por 5 minutos, de preferência com uma única mão, e com a outra polvilhe farinha, aos poucos, até dar o ponto de uma massa lisa que não grude nas mãos.

Modele uma bola, disponha na vasilha, cubra com um pano e deixe descansar por 5 minutos. Depois desse descanso, sove mais 5 minutos, cubra novamente e deixe descansar mais 5 minutos.

Após esse tempo, coloque a massa na bancada enfarinhada, pegue uma porção (80 gramas) estique com um rolo, formando um retângulo (25 cm de comprimento).

Modele esse retângulo enrolando como um rocambole e disponha numa assadeira untada com óleo, deixando a parte da emenda para baixo. Repita o processo com o restante da massa. Com uma gilete ou estilete faça um corte não muito fundo na superfície de todos os pãezinhos.

Deixe descansar por mais 10 minutos para dobrar de volume. Enquanto isso, coloque dentro do forno uma forma com água e deixe aquecer bem. Essa água irá gerar o vapor que vai ajudar o pão francês trincar e novamente abrir a pestana e craquelar.Asse em forno pré-aquecido a 270 graus, com a forma com a água dentro do forno por 10 minutos. Retire a forma, e deixe terminar de assar por mais 15-20 minutos. Retire do forno e se delicie com esse espetáculo de pão francês.