Como limpar tapete encardido: melhores produtos e receitas caseiras

O tapete é um item importante para a decoração e o conforto térmico dos ambientes. Mas, como fica no chão, acumula bastante sujeira, mesmo lavando com certa frequência. Então, confira quais são alguns dos melhores produtos e receitas caseiras para limpar tapete encardido de diferentes tipos.

O que usar para limpar tapetes

como limpar tapete encardido com produtos e receitas
Crédito: Freepik

Você pode usar detergente de louça, bicarbonato de sódio com água oxigenada, lavar na mão ou na máquina, conforme o tamanho e tipo do tapete.

Limpar tapete encardido com mancha de comida ou bebida

Às vezes passam dias, a mancha seca, e só depois você vai perceber que o seu tapete está encardido porque alguém deixou cair alguma bebida ou comida nele.

O que você pode usar para fazer a limpeza sobre a mancha em específico é uma mistura de bicarbonato de sódio com água oxigenada.

Misture os dois ingredientes (vai criar uma bolhas efervescentes) e aplique sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos.

Depois remova tudo com papel-toalha branco, pressionando sobre a mancha. Não pode ser papel com alguma tinta ou estampa, e nem pode esfregar a mancha para não espalhar.

Como limpar tapete com mancha de gordura

No caso de o seu tapete estar bem sujo, e ainda por cima ter algum tipo de mancha de gordura, pode ser melhor recorrer ao detergente neutro de lavar louça ou um desengordurante de louças também.

Misture 1 litro de água com ¼ de xícara do detergente até formar um pouco de espuma. Então aplique sobre o tapete usando uma escova para espalhar bem.

Depois de alguns minutos passe uma vassoura ou escova com água para remover todo o produto e deixe o tapete secando no sol até ficar completamente seco. Faça isso em um dia quente e seco, logo pela manhã, para poder pegar sol o dia todo.

Limpar tapetes com vinagre

O vinagre está sempre presente nas dicas de limpeza de casa, pois ele mata os germes, limpa, neutraliza os odores e ajuda a branquear. Então, para limpar tapete encardido, pode usar o vinagre diretamente na peça ou pode lavar o tapete na máquina com vinagre, caso seja pequeno.

Se for um tapete grande, faça uma solução com 1 balde de água morna, 3 xícaras de vinagre branco e ½ xícara de detergente neutro. Então aplique sobre todo o tapete com uma escova ou vassoura. Depois remova passando a vassoura ou a escova só com água e deixe secar muito bem.

Se for um tapete pequeno que possa ser lavado na máquina, é só colocar o vinagre no lugar do amaciante de roupas. Além de limpar, ele vai ajudar também a deixar as fibras do tapete mais macias.

Como limpar tapete de crochê

O crochê é um material mais delicado que não pode sofrer uma lavagem muito agressiva. Então, para lavar tapetes de crochê na mão, use sabão líquido e use pouco alvejante para que seja mais fácil enxaguar depois. Não torça a peça. Aperte um pouco para tirar o excesso de água e deixe secar, mas não pendure com grampos para não esgarçar.

Na máquina de lavar, pode fazer a lavagem no modo roupas delicadas, usando sabão líquido. Quando chegar na etapa de enxaguar, não deixe a máquina ir até o final, pois a centrifugação pode causar muito atrito no tecido e danificá-lo. Depois coloque para secar na horizontal, sem pendurar com grampos.

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta