Como fazer crochê de grampo – Passo a passo e materiais necessários

Crédito: Freepik

Esse método utiliza um tear para sustentar os pontos e ajuda a criar peças lindas e delicadas

 

crochê de grampo é uma técnica diferente da tradicional porque utiliza um outro instrumento além da agulha. É um tear com cerca de 40 centímetros de altura e hastes que servem para sustentar os pontos feitos com a agulha. Veja o que precisa saber para começar a fazer suas peças com essa técnica.

Materiais para fazer crochê de grampo

Depois que pegar o jeito, você pode fazer diversos tipos de peças com desenhos lindos, que ficam leves e perfeitas para fazer sobreposições delicadas e elegantes. Mas, além de pegar o jeito, também é preciso ter o material.

Grampo/tear

A peça diferente que você vai precisar para fazer o crochê de grampo é justamente o grampo, também chamado de tear, pois é uma base onde você vai firmar a linha e fazer os pontos. Existem diferentes modelos, como esses abaixo:

Esse é um modelo fechado em um lado e aberto do outro, com grampos que seguram os dois lados para manter o tear mais firme.

Madeira fixo 

modelo tear para crochê de grampo metal curvado
Crédito: Artesanato Passo a Passo

Madeira ajustável 

Esse é um modelo todo de madeira, que contém mais furinhos nas bases para você aproximar ou afastar as hastes e fazer peças com pontos de tamanhos variados.

modelo de metal e madeira crochê de grampo
Crédito: Artesanato Passo a Passo

Madeira e metal ajustável

Esse é um modelo semelhante ao anterior, mas com bases de madeira e hastes de metal. Também é ajustável.

crochê de grampo tear
Crédito: Artesanato Passo a Passo

Além desses, existem vários outros tipos de teares para fazer o crochê de grampo. Inclusive, existem modelos artesanais feitos com canos de PVC. O ideal é você testar mais de um modelo para encontrar o seu preferido, e pode ser que escolha mais de um tipo para variar dependendo da peça que for fazer.

Outros materiais

Além do tear, que é o principal para essa técnica, você vai precisar de uma agulha de crochê e de linhas, tudo como você já usa para fazer o seu crochê tradicional. A espessura da agulha vai depender do tipo de peça que quiser fazer.

Como fazer?

A melhor forma de aprender a fazer o seu crochê de grampo e pegar dicas é assistindo a vídeos tutoriais. Assim você aprende diferentes métodos e vai testando, pois cada artesão encontra um jeito mais prático e confortável de começar o seu crochê.

Crochê de grampo para iniciantes

Nesse vídeo você aprende a começar o ponto e dar continuidade a uma parte dele, com atenção aos movimentos que precisa fazer no tear e a firmeza que deve dar em cada ponto.

Motivo circular

Com o tear você também pode fazer peças com motivo circular. Aprenda o passo a passo nesse tutorial:

Blusa com crochê de grampo

Nesse tutorial você aprende o passo a passo completo para fazer uma linda blusa, que começa com o crochê de grampo e depois vai para o método tradicional.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta