Skip to content

5 Tipos de alimentos detox que deve incluir no seu cardápio

O segredo é que, quanto mais natural e leve for a sua alimentação, mais fácil será para o corpo eliminar as toxinas retidas

 Os melhores alimentos desintoxicantes para comer no dia a dia

Crédito: Freepik

Algumas pessoas escolhem ir ao médico ou nutricionista e fazer uma dieta detox de alguns dias para limpar o organismo. Geralmente isso acontece quando o corpo está doente, já que o excesso de toxinas presas acaba por gerar doenças. Mas mesmo depois de fazer os dias de detox, com uma dieta específica mais restrita, é importante manter a qualidade de vida para evitar um novo acúmulo de toxinas em pouco tempo.

Existem algumas formas de melhorar o estilo de vida para evitar grande acúmulo de toxinas, por exemplo: não fumar, não exagerar nas bebidas alcoólicas, não tomar medicamentos sem necessidade, proteger o corpo ao lidar com produtos químicos, evitar e tratar sentimentos negativos frequentes (raiva, estresse, ansiedade), pois os sentimentos tóxicos também são toxinas que adoecem o corpo.

E, como não poderia faltar, também é essencial dormir bem, praticar atividades físicas com frequência e consumir alimentos detox. Veja ótimos exemplos de alimentos para começar a colocar na sua lista de compras.

1. Alimentos com gorduras saudáveis

Ninguém consegue manter uma boa saúde sem consumir gordura, mas é preciso que sejam os tipos certos de gordura. O corpo humano necessita de 3 tipos macronutrientes todos os dias, que são as proteínas, os carboidratos e os lipídios, ou seja, as gorduras. Nesse sentido, as melhores escolhas para incluir na alimentação diária, que vai ajudar o corpo a fazer o detox, são:

  • Azeite de oliva e azeitonas;
  • Coco e derivados não industrializados;
  • Abacate;
  • Oleaginosas (noz, castanha, macadâmia, amêndoa, avelã);
  • Sementes (chia, linhaça, abóbora, girassol, gergelim);
  • Peixes com alto teor de gordura (atum, sardinha, salmão, cavala, arenque).

2. Limão

Certamente você já percebeu que o limão está presente em todas as dicas de um estilo de vida mais saudável. De fato, faz sentido. Essa fruta, além de ser rica em vitamina C, que é essencial para diversas funções no organismo, também é um alimento alcalino. Isso quer dizer que ele ajuda a equilibrar o pH do sangue, que acaba ficando mais ácido com uma alimentação deficiente, e assim deixa o corpo mais sensível a desenvolver doenças.

É por isso que se recomenda tomar um copo de água com 1 colher de sopa de sumo de limão todos os dias em jejum. Ao fazer isso, você ajuda seus filtros (fígado e rins) a eliminarem as toxinas com mais facilidade.

3. Vegetais verde-escuros

Todos os vegetais verde-escuros devem fazer parte do seu cardápio diariamente. É importante que eles sejam orgânicos para evitar que você coma ainda mais toxinas ao ingerir agrotóxicos. Esses vegetais fornecem ao organismo o folato, que é uma vitamina do complexo B, também a vitamina K, A, C, fibras, ferro, cálcio, sem esquecer do poder antioxidante.

Todos esses benefícios atuam de forma generalizada no seu corpo, favorecendo uma boa saúde e ajudando o corpo a se recuperar: ao mesmo tempo em que você não vai acumular mais tantas toxinas, vai ajudar seu corpo a eliminar os excessos. Então, coma bastante:

  • Couves;
  • Brócolis;
  • Aspargos;
  • Acelga;
  • Agrião;
  • Vagem;
  • Rúcula;
  • Folha de nabo;
  • Folha de beterraba;
  • Almeirão;
  • Chicória;
  • Espinafre;
  • Mostarda;
  • Escarola.

4. Maçã verde

A maçã verde merece atenção especial porque ela é um alimento essencial para quem deseja fazer um detox no fígado e na vesícula, eliminando uma grande quantidade de toxinas calcificadas através das fezes. Quando uma pessoa vai fazer 10 dias de detox, vários desses dias são compostos por 1 litro de sumo de maçã (extrato puro, sem água adicionada).

Esse sumo de maçã vai ajudar a soltar as pedras presas no fígado e vesícula, e também a dilatar os ductos por onde as pedras precisam passar para o caminho de saída. Então, a maçã verde é um dos mais importantes alimentos detox para manter na sua rotina, seja inteira ou na forma de sumo.

5. Gengibre

Se você ainda não consome o gengibre adicionado às receitas doces e salgadas, pode começar a utilizar todos os dias. O gengibre também é um item importante na lista dos alimentos detox, pois é um grande aliado de uma saúde de ferro, ajudando o corpo a desintoxicar, ao mesmo tempo em que trabalha na sua recuperação, já que tem ação anti-inflamatória.

Ele ajuda o fígado a passar por uma limpeza diária, especialmente em quem estava ingerindo muito álcool e gorduras saturadas ruins para a saúde. Pode comer gengibre puro, mastigando ao longo do dia, como também pode adicioná-lo em todas as receitas doces e salgadas, em pequena quantidade ao dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Não comece uma dieta detox antes de conversar com seu médico e fazer exames para saber se o seu corpo pode fazer uma grande mudança na alimentação. Cada organismo é único e tem necessidades nutricionais específicas que precisam ser respeitadas.

Deixar uma resposta

Política de privacidade Designed using Unos. Powered by WordPress.